sábado, 15 de agosto de 2020

A liberdade em ação - Diário da artista

 O que pensar da liberdade, se nunca nos deixam livres a pensar!


As palavras possuem a mágica ação de indicar significados. É lógico que atitudes são mais importantes que qualquer outra coisa, mas não dá para não enaltecer a beleza das palavras e o acalento que elas nos acarretam quando são ditas ou cantadas em nossa vida. 

Não imagino um mundo sem a magia das palavras, e entre as mais belas me encanto com a linda e bela combinação das letras que forma a dita - LIBERDADE. A sua sonoridade é encantadora, linda de ouvir e de se imaginar praticando. 

Mas o que é liberdade afinal? Como saber que estamos a praticar a mais linda expressão de uma vida.

Liberdade pode estar ligado a tudo, ou nada ao mesmo tempo, afinal, liberdade é também não precisar dizer algo que não se tem vontade. Percebe como é traiçoeira a linda palavra? Eu fiquei bons momentos a me deliciar na fonte dos significados possíveis para me sentir verdadeiramente livre dentre tantas possibilidades. 

Liberdade também poderia se enquadrar em vestir o que quiser, comer ou não algo, querer ou não uma direção, fazer ou não algo relacionado a nossa existência. Existe também a vontade literal da palavra, ou seja, não estar em uma prisão real é não ter liberdade. Metaforicamente temos a liberdade dos pensamentos, hábitos, rigores morais ou culturais... Muitas coisas podem nos prender de algum modo.  

Para isso dependemos da liberdade de escolhas, de suprir os desafios, temos a liberdade de nos aliar ou não a alguém ou uma ideia. Encarando este lado da palavra, a liberdade tem tudo a ver com o livre arbítrio, outra situação que nos deixa de cabelo em pé. Até que ponto estamos prontos para sermos capazes de fazer escolhas com consciência? 

Para ser livre é preciso ter coragem. Quando desejamos a liberdade e a temos, passamos a nos responsabilizar por nossas atitudes, tudo o que fizermos nos trará realizações e consequências amplas ou não. O fato é que sabemos que a nossa ação terá retornos e teremos que aprender a lidar com as novas realidades, é assustador saber que não será outra pessoa responsável por tais impactos em nossas vidas. No entanto, é também incrível perceber o quanto podemos ser grandes, intensos e poderosos quando nos assumimos. Não somos responsáveis pelo que as outras pessoas fazem, mas o que praticamos diante da vida das outras pessoas sim, e como fazemos para lidar com as situações que provocamos. É um tal de tudo junto, mas nem tanto. 

Quem me disser que não precisa de coragem para ser livre está errado, ou estará tentando se convencer de que não está. Quando somos livres, entre outras coisas, precisamos ter consciência de que as pessoas que estão em torno de nós também são livres para permanecer ou não em nossas vidas. Ainda que, não compreendam o significado da liberdade, terão o livre arbítrio. 

Ser livre é abrir mão da tortura de tentar possuir o controle sobre alguém, é confiar que as pessoas são capazes da mesma forma que você é, e que você não poderá fazer o caminho de outro ser humano, mesmo que ele seja parte de você. E mesmo que insista estar próximo poderá percorrer o caminho, mas cada um fará seu caminhar, e será dona apenas dos seus passos.

Da palavra liberdade pulamos para a linda CAMINHAR! É incrível como até as palavras gostam de andar juntas e multiplicar seus significados, é assim também conosco. O que seria de nós se fossemos livres sem poder caminhar junto a quem queremos, e quando este caminho nos une ao que muitas pessoas desejam... É uma delicia a liberdade das palavras, do teclado para a vida e de toda a mente criadora.

A liberdade pode sim ser assustadora, uma nova atitude de não precisar controlar nada além de suas direções, é a certeza de que nascemos sós, partimos sós, mas não precisamos estar sós se assim desejarmos, é uma ida e volta de quereres e saberes infinitos, é a alma construindo os saberes da vida. 

Liberdade é não ter medo de nada ou de ninguém, porque diante de tudo teremos possibilidades, caminhos, quereres... Seremos um dia livres verdadeiramente.

Por vezes me sinto livre para escrever e soltar os meus medos, a palavra LIBERDADE sabe por quais estradas percorri para perceber alguns significados e ações. Meu sorriso livre me trouxe aqui, desprendendo de alguns medos e consciente de que a liberdade me traz consequências. Mas estou disposta a escrever continuamente todas em minha história, e que a minha escrita me permita insistir em ser livre. Porque tem vida mais certinha que está, mas não presta não.


Para hoje: Ouse ser livre. Liberte-se. 

Texto: Grazy Nazario.  


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação!