quinta-feira, 18 de agosto de 2016

Perderam a batalha, a guerra continua! - Seleção Feminina de Futebol

A tristeza me pegou.

Eu não assisti o jogo do futebol feminino, estava no trabalho e preocupada de certa forma com o resultado. As informações chegaram em tempo real no watssap, estavam todos espertos e aflitos. Não me deixaram perder o lance, ou os lances.

Foi ruim acompanhar a derrota de um sonho tão bonito, e de uma luta tão intensa. Pior ainda saber que o time do Brasil tinha melhores condições técnicas, de conjunto e que criaram muito mais chances de gol que as suecas. Eu sou fã de futebol, e é muito triste ver uma grande seleção derrotada.

Engoli seco ao ver o resultado, a sensação ruim de derrota me dominou, senti um gosto amargo, respirei fundo pra não ficar desolada em um momento inoportuno, se é que posso falar assim.
A minha amiga me disse que era só um jogo e que alguém perderia. Sim, eu sei que ela tem razão, é só um jogo, mas na verdade esta além disso.

As meninas do Brasil é o meu sonho de infância, alias, um deles.
Jogar futebol, dito "coisa de menino" é um simbolo importante a ser quebrado pelas mulheres, é um espaço visto como inalcançável. Esta seleção, e o esporte mesmo mal remunerado e sem o reconhecimento merecido é uma grande conquista, é como se fosse possível ser realmente livre em pensamentos, ideias, e ao fazer escolhas... E sim podemos!

A derrota foi frustante, mas nada é pior que não ter voz nem direitos. Ruim seria não competir como era à pouco tempo atras. Ruim seria não ter conhecido Marta, Barbara, ou Cristiane... 
E todas as outras que compõe este time. 
Insuportável seria não ter mulheres no esporte, não desenhar o nosso estilo, não descobrir como é ser aquilo que nunca fomos. 

Meninas da seleção do Brasil, foi e sempre será um prazer torcer por vocês. 
No campo assistir um show de união, companheirismo e amor ao Brasil e ao esporte.

Vocês estão escrevendo a história do nosso futebol ainda tão recente, 
a história do FUTEBOL DE MULHERES!

Após alguns lamentos, e depois de algumas analises me acalmei, já que não tenho outra saída. kkkk

O pior de tudo isso é ouvir os comentários machistas, a incoerência e desrespeito quanto as profissionais, e as mulheres em geral.
 Eles não sabem nada, e o medo de "perder" espaço os apavoram.
Esta é só mais uma batalha de dentro e fora do campo, que travamos a cada dia. 

Avaliei melhor a situação e entendi que... 

Quem não compete não ganha ou perde, não vive e não sonha, muito menos se emociona...
 Foi mesmo uma pena esta derrota, mas não é o fim do mundo, muito menos o fim da luta das mulheres em conquistar e garantir o direito de viver o que desejar, e de perder quando for inevitável. 


Para hoje: Levante a cabeça, não é o fim da luta, apenas o inicio dela.  





Texto: Grazy Nazario. 



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pela participação!